Calma! A intenção do post não é incentivar a poluição dos oceanos!

Assistindo ao programa Mais Você da terça-feira passada, conheci uma história bastante interessante: um pescador da praia de Pedra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, encontrou uma carta dentro de uma garrafa que havia sido lançada ao mar há quatro anos. A carta, que havia sido escrita e “enviada” por um paulista que estava de férias em Porto Seguro, aqui na Bahia, continha a seguinte mensagem:

Olá. Olhe ao seu redor. Veja a praia, o oceano, o céu e pense: Deus é mesmo perfeito. Meu nome é Raphael, tenho 22 anos, estou a bordo de um cruzeiro na costa brasileira. Caso encontre essa mensagem, me mande um e-mail [aqui ele deixou o e-mail dele]. Tenha uma boa vida.

Raphael,

27 de dezembro de 2012.

O pescador, que se chama Vítor Luís, entrou em contato com Raphael e os dois chegaram a conversar por telefone. Mas, este ano, após o programa Mais Você tomar conhecimento da história através de um e-mail, ambos se encontraram pessoalmente no apartamento do escritor da carta no seu apartamento, na capital paulista.

Eu amei conhecer essa história. Mesmo aproveitando as férias em um cruzeiro, Raphael pensou em como transmitir, de um jeito bastante curioso, uma mensagem boa para alguém, e a quem esta mensagem chegaria não importava. O importante mesmo era que, quem lesse, pudesse refletir e levar algo positivo para o resto do seu dia e, porque não dizer, da sua vida. O desfecho dela também não foi menos interessante: imagine deixar uma carta cheia de positividade no mar e, alguns anos depois, saber que alguém a recebeu, entrar em contato com esta pessoa e, depois, conhecê-la pessoalmente! Isso me fez pensar nas mais diversas e incríveis maneiras de nos conectarmos com pessoas na imensa teia da vida. E, se for para levar palavras e incentivar atitudes que podem despertar emoções tão boas quanto despertou no pescador Vítor Luís, porque não jogar mais garrafas no mar? O melhor de tudo é que a única forma de fazer isso não é por lançar um recipiente de vidro nas águas salgadas. Aliás, os oceanos agradecem.

Lançamos nossas garrafas ao mar quando, mesmo após de ter conseguido aquele assento no transporte coletivo depois de longos minutos de viagem em pé, estamos dispostos a cedê-lo para aquela velhinha que acabou de entrar ou para a moça com o bebê no colo. Lançamos nossas garrafas ao mar quando criamos um blog com o objetivo de informar a todos, ajudar a todos, de todos os cantos do nosso país ou do mundo. Lançamos nossas garrafas ao mar quando deixamos aquela mensagem ou aquele comentário construtivo em alguma rede social que acaba acrescentando algo na vida quem lê, as vezes iniciando até uma amizade por conta disso. Lançamos nossas garrafas ao mar toda vez que sorrimos cordialmente àquela pessoa que está passando na rua e sequer conhecemos. Lançamos nossas garrafas ao mar toda vez que, ao olharmos para o outro esquecemos cor, raça, credo, região, classe social, nível de educação e não medimos a distância, apenas nos concentrando na ideia de que somos todos seres humanos, e a nossa única preocupação é passar ensinamentos que podem tornar o dia de alguém melhor, em face da violência, da arrogância, do egoísmo com o qual nos deparamos no nosso cotidiano.

Portanto, não hesitemos em sair espalhando coisas boas por aí. E façamos isso sem nos importar a quem vamos beneficiar e sem nos importarmos com quem vai receber nossa mensagem, mas sim com o bem que ela pode fazer. Várias pessoas fazem isso no mundo inteiro e o resultado é ótimo!

E você? Já jogou a sua garrafa no mar hoje?


Gente, eu gostaria de aproveitar para agradecer a todos que estão seguindo e curtindo este blog! Vocês não sabem como me incentivam! Espero que continuem me visitando, e deixando seus comentários e curtidas. Um grande beijo e até a próxima!

Salvar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s