Futebol. Alguns não ligam, outros amam. Eu particularmente amo torcer e amo observar as pessoas torcendo também. Acho lindo ver famílias reunidas em estádios, amigos berrando abraçados e, o mais incrível na minha opinião, crianças torcendo. Aliás, eu sempre digo que criança e futebol são uma das misturas mais perfeitas.

Mas hoje eu não vou falar sobre o ato de torcer da mesma forma que falei no post De torcedor para torcedor. O objetivo deste post é iniciar uma série onde abordarei, de uma forma bem humorada, as personalidades de cada torcida dos times que estão na série A este ano. A ideia surgiu após uma palmeirense se gabar pela enésima vez da vitória do seu time e da derrota do meu (Esporte Clube Bahia). O assunto rendeu muitas provocações e risadas. Como são vinte clubes, vou colocar um em cada post, assim não fica algo longo e cansativo de se ler.

Antes de começar, porém, quero deixar algumas coisas claras:

1 – Este post tem o objetivo de fazer humor.

Tudo aqui é uma piada, e até o Bahia vai entrar na dança. Portanto, não se ofenda.

2 – Isso é o meu modo de ver as coisas.

Os torcedores do Corinthians podem não se identificar com o que escrevi. Os torcedores do Vasco também não. Os do Vitória, muito menos. Não é necessário que você se identifique, caso ache que eu descrevi sua torcida em nada. Esta é uma concepção minha, que surgiu com base na convivência com torcedores de alguns desses clubes, da maneira como alguns (ou muitos) se expressam, nas histórias dos times e das suas conquistas. Vou generalizar muito aqui, o que também não significa que a torcida seja inteiramente da maneira que eu escrevo ou que eu acredite que elas sejam assim. Lembre-se do item 1.

3 – Isso é sobre clubes e não sobre estados.

Aí está umas das minhas primeiras preocupações quando surgiu a ideia deste post. Quando eu estiver falando do Flamengo, tenha em mente que estou falando unicamente da torcida do Flamengo, e não do Rio de Janeiro ou dos cariocas. Quando lerem sobre os torcedores do Grêmio, lembre-se que estou falando da torcida de um clube gaúcho, e não do estado e nem do povo gaúcho. Quando digo São Paulo, me refiro aos amantes do time de futebol, e não ao estado de São Paulo ou aos paulistas. Não confundam as coisas. Até porque existe vascaíno pernambucano, corintiano amazonense e tricolor baiano gaúcho. E, se confundir ou achar que eu estou tentando insultar a sua terra e seus conterrâneos, volte ao item 1. Caso nada disso adiante, lembre-se que sou baiana e, morando em uma das terras mais atacadas verbalmente do Brasil, eu jamais ia postar um texto com a fachada de fazer humor, mas com a real intenção de ofender um determinado povo. Esclarecido isso, acho que podemos seguir.

faixabrasileirãopost

faixacorinthianospost

Gostaria de dizer que eu amaria ter que começar falando do Bahia. Não só por torcer para ele, mas também porque estou escrevendo por ordem da tabela do campeonato. Entenderam? Pois é. Ô dor no coração…

Talvez você tenha um(a) amigo(a) corinthiano(a). Se tiver, não me admiro: o Sport Club Corinthians Paulista tem uma das mais numerosas torcidas do Brasil, o que significa que eles estão por toda a parte. Aqui em Salvador mesmo conheci muitos deles e todos são baianos. Alguns deles apoiam primeiramente algum time local, mas tem um cantinho no coração todo especial reservado para o timão. A galera que conheci é ótima, todo mundo gente da melhor qualidade. A única coisa chata é que a tendência para ser maloqueiro é grande e, muitas vezes, andar com alguns corinthianos significa andar mesmo com um bando de loucos. Tô falando sério. Só falta a camisa de forças para vestir neles. Porque o manicômio já existe e está lá em Itaquera.

torcidacorinthians
Taí o manicômio pegando fogo… E sobre aquele papo de faltar camisa de forças, esqueça!

Deixando um pouco de lado o jeitão Coringa de ser dos alvinegros, vamos falar agora do tema que escolhi para eles. É claro que um time dono de dois mundiais, uma libertadores e seis campeonatos brasileiros faz qualquer torcedor chorar de orgulho. Mas convenhamos que o torcedor do Corinthians exagera um pouco ao encher o caminhãozinho de areia e encasqueta na cabeça que é a última ararinha-azul do Brasil, o barril do Chaves, o óculos novo do míope e a primeira loira do Tchan (que foi a Carla Perez, só para constar) . Resumindo: corinthiano se acha.

Não importa se eles não são o maior campeão brasileiro ou se no estado de origem do time existe uns mil e quinhentos clubes que usam preto e branco. Eles pensam que são os únicos e originais e o resto veio do Paraguai. Não adianta nem mesmo citar uma das piores vergonhas do clube, que foi perder, recentemente, a invencibilidade para um time da zona de rebaixamento. Se disser algo do tipo para eles, não espere que vão abaixar a cabeça e, a menos que tu esteja falando com um torcedor raivoso, que parece até que foi mordido por morcego e esqueceu de tomar antirrábica, tu vai se sentir o camarada do telemarketing: fala, fala, fala, mas ninguém dá IBOPE. Porque nada esvazia o balão dessa turma.

E agora que os mosqueteiros (o mosqueteiro é o mascote oficial do Corinthians. Se você está achando que é gavião, águia, carcará, ximango ou qualquer coisa que o valha, clique aqui) estão vendo seu time fazer uma senhora campanha, meu(a) amigo(a), se prepara: depois que segurarem a taça, eles vão ficar insuportáveis. E aí, meus caros, é pedir paciência, porque se pedir força vai dar B.O.

olha_o_cavalinho_do_timao_kkkkk_z0
Já estão tão seguros de que vão levar a taça que até resolveram tirar umas férias em Acapulco.

Para você que convive com um(a) corinthiano(a): boa sorte no final do campeonato.


Gente, fiquem a vontade para comentar. Nunca recebi um comentário 😦 E lembrem-se: isso aqui é só uma brincadeira. Se em algum momento falei algo que não devia, podem dizer, desde que, é claro, usem educação e respeito. Semana que vem tem Grêmio!!!

Boa noite!

Deixe um comentário

